Conheça 4 maiores problemas em condomínio
A maioria dos condomínios é, por natureza, uma reunião de diversidades. Cada morador tem os próprios hábitos, que nem sempre coincidem com os que os demais apreciam. Com isso, surgem as oportunidades […]
Administrar um condomínio envolve diversas responsabilidades, como a realização de contratações e pagamentos de contas e taxas. Por isso, quando ocorre a troca de gestão no condomínio é fundamental ter atenção aos procedimentos necessários para garantir uma boa transição.
Preparamos este post com 4 dicas para o momento da troca de gestão, tanto para o síndico que está deixando a administração, quando para quem vai assumir o cargo. Confira!
Se você exercia o cargo de síndico e terminou o seu mandato sem reeleição, é preciso se preparar para passar a responsabilidade para o novo gestor. Para isso, devem ser listadas as informações que serão relevantes para o novo síndico, como relação de contratos em aberto, inadimplentes e qualquer outro item que seja importante para a boa administração do condomínio.
Utilize planilhas e outros meios para que a situação seja completamente esclarecida para o novo gestor, e permitir que a nova administração tome todas as medidas necessárias para a boa administração do condomínio.
Separe todos os documentos e entregue para o novo síndico. Se possível, elabore uma carta com a relação de tudo o que será entregue e faça um protocolo, para evitar erros e se prevenir em caso de perda de algum documento pelo novo gestor. Alguns dos documentos que devem ser repassados são:
Ainda, poderão haver outras documentações. É importante ressaltar que o síndico não deve reter nenhum documento do condomínio ao deixar o cargo. Caso o novo síndico repare na falta de algum documento, deve solicitar a entrega e, não sendo atendido, avisar ao Conselho.
Junto com as documentações, o síndico anterior ou o novo poderão solicitar certidões negativas de débitos trabalhistas (INSS e FGTS) e fiscais, do município e da União. Assim, o novo síndico terá ciência da existência, ou não, de pendências financeiras com funcionários e tributos, evitando sustos com eventuais ações judiciais.
Ainda, é preciso verificar a existência de alguma ação judicial contra o condomínio e, em caso positivo, informar-se com o advogado sobre a situação e possibilidades do processo. Esse passo é importante para os dois gestores. O síndico que passa o cargo terá a prova de como foi entregue a administração e da ausência de pendências, por exemplo.
Por outro lado, o novo síndico terá em mãos a prova de que, quando assumiu o cargo, alguns problemas já eram existentes e, portanto, não poderá ser responsabilizado por adversidades anteriores à sua gestão.
Quando o novo síndico recebe a documentação e assume a gestão, ele deve fazer uma análise minuciosa deles. É preciso verificar se está tudo correto e, se encontrar algum problema, deve-se solicitar esclarecimentos ao síndico anterior. Diante do silêncio ou caso a justificativa dada não seja plausível, a questão deve ser apresentada ao Conselho.
Se o erro puder ser reparado e não tenha havido má-fé, a situação será resolvida. Porém, se não houver solução ou sendo comprovada a má-fé do síndico anterior, será convocada assembleia para decidir se ele será processado pelo condomínio.
Assim, no momento de passar a gestão, o síndico deve ter especial atenção aos documentos e, caso aconteça algum problema, buscar meios de resolver e justificar, tendo em vista que poderá ser alvo de uma ação judicial.
Por isso, é essencial contar com meios para organizar a administração, como a utilização de um software, que facilitará os procedimentos de troca de gestão no condomínio, tendo o registro de todas as informações importantes. Se você quer saber mais sobre essa ferramenta, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!