As cidades estão cada dia mais violentas e a sensação de insegurança da população é crescente. Não é incomum assistirmos no noticiário ou ouvirmos algum conhecido citar um caso de invasão de domicílio e roubo durante a noite e até mesmo em plena luz do dia. A ousadia dos bandidos não tem limites e a fraca legislação criminal não intimida. Resta aos moradores tentarem se proteger como podem.
Por muito tempo, os condomínios foram uma opção mais segura de moradia do que as casas e os edifícios, porém, atualmente, eles também não estão imunes aos ataques de criminosos e qualquer falha na segurança pode ser uma brecha para um assalto coletivo. Por isso, o controle de acesso em condomínio residencial se faz tão necessário como medida de segurança.
Medidas de segurança
Como, em alguns casos, o número de moradores é bastante elevado e a rotatividade de visitantes é alta, fica difícil para o porteiro conhecer todos que frequentam o local. Dessa forma, ter o controle de quem entra e de quem sai do condomínio é fundamental para manter a tranquilidade e evitar riscos de assaltos.
Não importa o grau de tecnologia investido nos equipamentos de segurança, como cercas elétricas, concertinas, câmeras internas e externas, grades nas janelas, trancas nas portas, alarmes e sensores de presença. Todas essas medidas para evitar invasões podem ser dribladas por uma quadrilha inteligente e eficiente nos locais em que não há controle de acesso em condomínio residencial.
A cada dia os bandidos estão mais especializados e logo descobrem meios de burlar e até mesmo de desarmar determinados equipamentos de segurança.
Controle de acesso
Existem várias formas de controle que podem ser adotadas de acordo com os recursos que o condomínio dispuser, como catracas, cartões magnéticos, biometria, softwares de monitoramento etc. Qualquer uma das ferramentas escolhidas terá efeito positivo, desde que as pessoas envolvidas no condomínio sejam bem treinadas.
Não basta adotar o modelo mais caro e mais moderno para controle de acesso em condomínio residencial se não houver conhecimento e comprometimento efetivo de quem vai operá-lo e dos que se beneficiarão dele.
Treinamento de pessoal
Os porteiros, o zelador e até mesmo o síndico devem compreender completamente o funcionamento da ferramenta e a equipe treinada deve seguir à risca as recomendações para não haver falhas no monitoramento.
Por outro lado, todos os moradores devem ser informados da necessidade dessa medida de segurança e da importância da colaboração e da paciência de todos. Afinal, o controle é para manter a segurança dos condôminos e de suas famílias e a participação de todos é indispensável para o sucesso da ação.
Com a adoção de um eficiente sistema de controle de acesso em condomínio residencial, com a conscientização de todos no processo e com a colaboração dos moradores e funcionários o risco de o local ser alvo de violência ficará bastante reduzido, deixando as famílias e seus patrimônios protegidos. Não importa se o condomínio é de luxo ou popular, investir em segurança é melhorar a qualidade de vida de todos.
Gostou de saber mais sobre a importância do monitoramento da circulação em condomínios residenciais? Então, confira mais ainda no site!